domingo, 7 de agosto de 2011

11 atitudes que proporcionam a felicidade

Postado por jenniferas1 às 14:19

Conheça 11 atitudes que, quando seguidos, melhoram o bem-estar e proporcionam felicidade


Algumas mudanças de atitudes simpels podem te proporcionar felicidade
Foto: Getty Images

A felicidade pode estar em alguns hábitos diários ou crenças pessoais. Confira então 11 atiudes que quando seguidas podem proporcionar muita felicidade pessoal.
1. Valorize as conquistas
É preciso contabilizar os ganhos e aprender a dar valor às conquistas. Cada uma, por menor que possa parecer, traz satisfação e benefícios. "Ser grato é uma das características de quem é feliz e agradecido em relação à vida, sem se preocupar com aquilo que não tem", diz Miriam Barros, psicóloga, psicodramatista e terapeuta de casal e família (SP).

2. Alegre-se com as pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia
"A capacidade de valorizar os momentos cotidianos faz você se sentir mais satisfeita e menos ansiosa por acontecimentos que ainda estão por vir", observa Miriam Barros. Não deixe passar em brancas nuvens o telefonema daquele amigo querido, a gargalhada contagiante da criança no restaurante, o almoço ou piquenique que você programou fazer, sozinha, na praça perto do trabalho... Explore e sinta essas alegrias.

3. Pare para pensar nas suas qualidades
Conscientizar-se disso é ter noção do que você é capaz. Mas é importante usufruir e transmitir suas potencialidades com competência e equilíbrio para não se tornar arrogante. Quer dizer, você deve aprimorar suas qualidades buscando o aperfeiçoamento e não para subjugar ou se mostrar superior aos demais.

4. Lembre-se de algo prazeroso que você tenha feito para si
Fechar os olhos e colocar um fone de ouvido com suas músicas preferidas; andar por um local de paisagem bonita para curtir a comunhão com a natureza; marcar um programa consigo mesma no fim de semana, como ir ao cinema sozinha... Qual foi a última vez que você fez isso? As pessoas que se bastam têm mais paz. "Lembre-se: você é a responsável por fazer a planta da sua felicidade crescer", destaca Araceli.

5. Cultive amizades de infância
Quem faz isso cuida de seus objetos de amor e recebe a contrapartida dessa doação, o que indica estabilidade afetiva. É preciso saber conquistar e cultuar amizades ao longo da vida, mesmo considerando as mudanças que vão se processando em cada um de nós. Depende, antes de tudo, de nosso desprendimento e lealdade ao outro, altruísmo para aceitá-lo como ele é.

6. Prepare-se para suportar uma perda emocional
As privações e frustrações fazem partem da vida. "Desde o momento em que nascemos, não temos mais aquele lugar aconchegante no útero de nossa mãe, perdemos o seio que nos alimenta, ficamos inseguros quando somos deixados sozinhos no berço e assim por diante durante toda a existência. Essas 'subtrações' nos acompanham até nosso último suspiro, na perda da vida biológica. Não conseguir suportá-las de maneira constante pode abrir caminho para o surgimento de doenças como infecções e intoxicações", explica Aridinéa.

7. Combata o sentimento de inveja em situações da vida profissional e afetiva
Esse é um dos sentimentos mais difíceis de serem controlados, pois todos nós já experimentamos alguma vez na vida. As pessoas mais afetadas são as que não possuem autoestima - pois, nesse caso, é muito mais fácil almejar o que é do outro. "A felicidade alheia é uma grande fonte de inveja. Indivíduos que se deixam levar por ela em geral não se valorizam, desconhecem quem são e se sentem eternamente derrotados e na posição de vítima. Há relação direta com despeito, falta de amor próprio, egoísmo, falsidade, ódio, sarcasmo e infelicidade", explica Aridinéa. Portanto, para não entrar nessa, seja e aja sempre da melhor forma que conseguir, sem comparações.

8. Reconheça que dinheiro não é tudo
Dinheiro é importante para sobreviver e desfrutar o mundo. Então, sabemos que ele tem relevância. Mas o que muitos estão fazendo é colocar o 'ter' acima do 'ser', gerando uma sociedade fria e frívola, em que poucos se importam verdadeiramente com os outros. "Indivíduos que vivem assim tentam preencher uma tristeza mascarada, um vazio existencial, uma lacuna emocional que os bens materiais nunca conseguem extinguir", reflete Aridinéa.

9. Transforme um problema num desafio a ser enfrentado
Há quem se paralisa diante de qualquer dificuldade. Não tem forças para seguir adiante, enfrentar. "Encarar qualquer obstáculo, acreditando ser possível ultrapassá-lo, é uma habilidade fundamental para ter qualidade de vida e satisfação pessoal", garante Miriam.

10. Perdoe quem a magoou ou prejudicou
Guardar rancor, raiva, mágoa é algo que só faz mal. Entender que errar é próprio do ser humano, passar uma borracha no passado, perdoar e seguir em frente, cultivando só bons sentimentos em relação às pessoas, nos faz mais leves e muito mais felizes.

11. Faça algum tipo de trabalho voluntário
Dedicar-se a isso traz momentos únicos de plenitude. "A sensação de ser útil ao próximo, de fazer diferença na vida do outro, aumenta a satisfação pessoal", conclui Miriam Barros.

Fonte: M de Mulher

6 comentários:

gleiciane on 7 de agosto de 2011 16:16 disse... [Responder comentário]

Concordo com todas as dicas.. :*

Adriana on 8 de agosto de 2011 04:42 disse... [Responder comentário]

concordo!! e a nro 2 eu aplico constantemente... ontem mesmo vi uma senhorinha, de seus 60 e alguns anos, andando de vespa, coisa + linda de ver a vovò pilotando a moto!! Meu marido e eu apenas sentimos não estar com a maq. fotográfica para registrar... e na mesma hora a gente riu, de ver algo inusitado aqui na cidade, porém lindo.. ficamos algumas horas curtindo a imagem.... o som do riso de meu filho, bem como de qquer criança, contagia por horas... e por ai vai!! bjs e ótima 9apesar de chuvosa) semana
Tititi da Dri

Vanessa Souza on 8 de agosto de 2011 05:54 disse... [Responder comentário]

O item dois realmente é importante!! como é bom nos alegrarmos com as pequenas coisas!! como nos faz bem!!!

Vera on 8 de agosto de 2011 08:53 disse... [Responder comentário]

É ~muito importante ser feliz, dar valor aos pequenos momentos de felicidade, assim como os intensos.

Janaína Santos on 8 de agosto de 2011 08:54 disse... [Responder comentário]

Adorei o post!!!
Muito bom!!!
Bjs

Lilian on 24 de agosto de 2011 16:57 disse... [Responder comentário]

Eu saí espalhando essas dicas por aí...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sonhos, magia e beleza Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Illustration by Enakei | Gossip Celebrity