sábado, 4 de junho de 2011

Importância da Saúde bucal

Postado por jenniferas1 às 11:01
    Hoje vou falar sobre um assunto que é importante não só para fins estéticos, mas principalmente para a saúde: o cuidado com os dentes.
     Para o cuidado com a saúde bucal, é necessária uma higiene adequada, com uma escovação eficiente e o uso fio dental, além de visitas regulares ao dentista.


    Abaixo coloco respostas de algumas dúvidas em relação a esse assunto:


   1) Qual a maneira certa de escovar?

   Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo.

    Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
   2) Escolha da escova de dentes


     A maior parte dos dentistas concorda que as escovas médias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve ter também a cabeça pequena, para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
    No caso das crianças, são recomendadas as escovas de cerdas macias, cabo anatômico, boa empunhadura e poucas reentrâncias. Por isso, é fundamental usar de bom critério na hora da aquisição de uma escova tendo em vista a variedade de modelos disponíveis.




   3) Qual a importância do creme dental na escovação?


    É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado
   4) Como se usa o fio dental?  Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vezque a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais. Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:
  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
     Gostaram das dicas? Então procurem sempre cuidar dos seus dentes para a manutenção da saude bucal.   Fontes de pesquisa: http://saudebucal.terra.com.br/boahigieneoral_comoescovarosdentes.html http://saudebucal.terra.com.br/boahigieneoral_usodofiodental.html   http://pt.wikipedia.org/wiki/Escova_de_dentes

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Jennifer!
Tem selinho pra ti lá no meu blog!
http://incondycional.wordpress.com/2011/06/04/ganhei-selinho-da-nane-oba/

Bju
Dy

Adriana Lara on 5 de junho de 2011 às 12:01 disse... [Responder comentário]

oi lindona, passando para te desejar um ótimo domingo!!!!
parabéns pela postagem, super importante lembrar que a escovação deve ser da melhor maneira possível.. higiene bucal mtas vezes cai no esquecimento do povo.
bjs

Vanessa Souza on 5 de junho de 2011 às 14:09 disse... [Responder comentário]

confesso que nem sempre consigo seguir a risca as recomendações dos dentistas... o post está excelente! bem explicadinho!!

Vera Munhoz on 5 de junho de 2011 às 16:31 disse... [Responder comentário]

Ótimas informações, sempre é bom relembrar,as vezes ficamos no desleixo.

Janaína Santos on 5 de junho de 2011 às 19:46 disse... [Responder comentário]

Muito bom o post!!!
É sempre bom ver o que temos que fazer nos cuidados com a saúde bucal!!!
Bjs

Lilian A. Maia on 6 de junho de 2011 às 09:03 disse... [Responder comentário]

Realmente temos que cuidar da saúde bucal. Fiquei muito tempo sem ir no dentista e agora que voltei tenho que gastar, pois ganhei uma linda cárie! haha

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sonhos, magia e beleza Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Illustration by Enakei | Gossip Celebrity