quinta-feira, 14 de abril de 2011

Peças da moda para a história

Postado por jenniferas1 às 04:30

Estilista Milka Wolff abrirá Museu da Moda com a evolução das vestes em 4 mil anos, na Região das Hortênsias




      A moda marca épocas, valoriza personalidades e, mesmo em constante movimento, pode costurar a história. Idealizado pela estilista gaúcha Milka Wolff, 69 anos, o Museu da Moda vestirá a função das páginas dos livros, e passará a contar a evolução das roupas que embelezaram milhares de gerações.
    A partir de junho, em Canela, 4 mil anos de criações estarão dentro das vitrines que tornam 150 peças permanentes do museu em artigos históricos. Dois anos de pesquisa e envolvimento no projeto foram necessários para que fossem produzidas, com informações fidedignas, garante a estilista, todas as peças do acervo. Para ela, envolvida com o mundo da moda há 54 anos, o museu não é um simples adereço. Sonho quase realizado, deverá ser um marco, pelo ineditismo:
     — Viajei muito pelo mundo todo, vi exposições de moda, e sempre me chamou a atenção como não tinha a história da moda representada fisicamente, somente em livros, e segmentados. O museu será uma grande obra que servirá de pano de fundo para a história da moda.
     A linha que traçará o passeio, dentro dos 2,5 mil metros quadrados de área construída, revelará 20 cenários que tratarão de momentos históricos bem distintos. Dentro de vitrines, as peças confeccionadas _ muitas à mão, com tecidos puros, principalmente de seda e algodão — darão mais vida ao que até então era sabido sobre a moda pelos livros.
     — O museu pode servir de pesquisa, e acredito que as pessoas se surpreenderão com um pouco de tudo, principalmente quem estuda moda. Essa história precisa ser mostrada, porque o que é guardado não é o que é lido, mas o que é mostrado — enfatiza Milka.
     Junto aos ambientes, artigos antigos servirão de complemento para identificar as épocas. Da antiguidade até os anos 1700, o tear e a roca lembrarão como eram tecidas as peças manualmente, fio a fio. De lá, a história ganhará a modernidade, passando pela riqueza de detalhes das vestes das rainhas francesas até chegar à moda clássica da princesa contemporânea mais elegante: Lady Di terá um ambiente dedicado especialmente a ela, com réplicas idênticas de nove famosos vestidos.
     À celebridade, se juntarão outras, de tempos em tempos, em exposições temáticas. Acostumada a antecipar tendências, Milka também lembrará dos clássicos do cinema, fazendo circular em seu museu a moda em evolução neste século 21.

Evolução em 150 peçasAntiguidade, dividida em: Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, e Bizâncio - a partir de 2 mil anos A.C.
Medieval - 512 a 1430

Renascença - 1431 a 1770
Iluminismo - 1711 a 1785
Era Napoleônica - 1786 a 1845
Belle Époque - 1846 a 1913
Avant garde (Vanguarda) - 1914 a 1949
Modernismo (separado por décadas) - 1950 a 1999
Século 21



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,211,3268425,Pecas-da-moda-para-a-historia.html
(acessado em 14/04/2011)
por: Vanessa Franzosi

O que acharam da ideia? Eu quero conhecer esse museu.

8 comentários:

Adriana on 14 de abril de 2011 20:09 disse... [Responder comentário]

Menina, acredita q hj de tarde tava pensando na Milka?? e na Márcia (filha dela) com quem me dava hiper bem.... morro de saudades... ainda sinto o gosto dos deliciosos bombons q a Milka tinha na loja (acho q era na Giordano bruno, né?) que ela mesmo fazia... Afê!!!! E os desfiles, então.. coisa de ficar dias falando, pois são verdadeiros shows!!! q bom ter notícias dela... acho q vou copiar teu post amanhã, ok? me 'toriza'??? bjkas

josiane on 15 de abril de 2011 17:28 disse... [Responder comentário]

nossa que interessante!

Alinoca on 16 de abril de 2011 06:15 disse... [Responder comentário]

Oi, Jennifer!
Que bacana esta notícia!
Fiquei curiosa para conhecer este museu.
Adorei a proposta =)
Beijinhosss

Dani Freitas on 16 de abril de 2011 13:03 disse... [Responder comentário]

Nossa, eu também quero conhecer!!! Deve ser o máximo!
Curta por mim quando for!!! :) E conte tudo pra gente!
Beijos

jenniferas1 on 16 de abril de 2011 17:24 disse... [Responder comentário]

Com certeza autoriza Adriana. bjs.

Khenberly on 18 de abril de 2011 06:32 disse... [Responder comentário]

nossa que ótimo
bom ter lido isto

Dyle on 22 de abril de 2011 06:08 disse... [Responder comentário]

eu sou suspeita falar
adoro museus
quando viajo para alguma cidade o primeiro lugar que quero ir é museus
esse eu iria gostar muito
http://tinaup.blogspot.com

Priscila Maboni on 27 de abril de 2011 06:31 disse... [Responder comentário]

Oi meninas!
O Museu vai ficar lindo! Trabalho na Maison Milka com assesssoria de imprensa e as vestes são maravilhosas!
A loja fica na Giordano Bruno.
Não deixem de visitar o MUM quando for inaugurado.
E aguardem mais notícias.
Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sonhos, magia e beleza Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Illustration by Enakei | Gossip Celebrity